Terça-Feira, 19 de Março de 2024

Máx: 27º

Min:16º

Nos acompanhe nas
mídias sociais

Nossa Cidade / Cultura

Cultura

 

A cultura tem posição de destaque no município de Ipubi, Sertão de Pernambuco, pela tradição e pela vontade do povo de levar para o Brasil e o mundo o talento do povo ipubiense. O município segue fielmente as tradições do povo nordestino na música, dança, artesanato, teatro e em tantas outras manifestações culturais. A diversidade cultural de Ipubi são tão fascinantes quanto as suas belezas naturais.

 

Entre as manifestações culturais, a música vem se destacando, sobretudo após o resgate de sons regionais e a musicalidade dos artistas da terra, como os cantores Tatá Lopes, Everton Torres e Marcos Joás, que levam alegria para todo o Brasil, representando com orgulho a nossa terra. Tanto que estes artistas têm presença garantida nas apresentações do Calendário Cultural da Cidade, sendo: 2 de março, no Aniversário de Ipubi;  em agosto, no “Agosto em Ipubi é Festa”, em setembro, no “Serrolândia em Festa” e em outubro, no Serra Branca é Festa.

 

Nossa gente carrega no sangue a alegria do povo pernambucano e a vocação para a alegria e a diversão. Tanto que no Carnaval os blocos “El Papas”, “Agita Serra Branca” e “Se Tú For Eu Vou” agitam a sede do município e os distritos de Serra Branca e Serrolândia, respectivamente, numa alegria contagiante, cheio de irreverência e criatividade, tornando o Carnaval uma festa de todos. Basta sair às ruas e cair na folia!

 

O Grupo de Teatro Ministério de Artes, vinculado à Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, prepara todos os anos grandes espetáculos para entreter e levar mensagens de esperança a toda a população. Dentre eles, destaca-se a Paixão de Cristo, apresentado durante a Semana Santa, envolvendo dezenas de jovens e com cenários impecáveis.

 

A alegria contagia o coração do povo ipubiense quando chega o São João. Ao som da Zabumba e da Sanfona, as comunidades preparam Festas Juninas com apresentações de quadrilhas, comidas típicas e muito forró. É nessa época também que a população acompanha a apresentação da “Quadrilha Za-bum-bá”, grupo que surpreende todos os anos com apresentações de tirar o fôlego, reconhecido em toda a Região do Araripe pela beleza das apresentações.

 

O talento de vários artistas como pintores, escultores e escritores levam a história do nosso povo para os quatro cantos do mundo. Assim, Ipubi se consolida como centro aglutinador e disseminador de tendências culturais, que projetam a cidade para além de suas fronteiras.

 

Vale destacar ainda a consolidação dos casarões antigos do distrito de Serra Branca, como Patrimônio Cultural do município. O que enriquece a beleza do distrito e perpetua a história de geração para geração.