Terça-Feira, 23 de Abril de 2024

12 de Setembro

Setembro Amarelo: Ipubi adere à campanha de prevenção ao suicídio

Começou hoje (12), a Campanha de Prevenção ao Suicídio ‘Setembro Amarelo’, com o tema "Doe um minuto, salve uma vida". A Prefeitura de Ipubi é parceira neste movimento mundial e vai desenvolver diversas atividades de conscientização nas Unidades Básicas de Saúde e instituições através do NASF. As ações de alerta e prevenção seguem até o dia 30 deste mês.

O Prefeito de Ipubi Chico Siqueira (PSB) destaca que este é um trabalho extremamente importante para a sociedade. "É preciso não somente debater o tema, mas também entender a responsabilidade de cada um nesse processo, qualquer uma de nossas unidades de saúde está apta para acolher pessoas com quadro de depressão e fazer o encaminhamento adequado", afirmou.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a cada 40 segundos, uma pessoa se mata no mundo. No Brasil, 25 pessoas morrem por dia por suicídio. Além disso, para cada suicídio, podem ter ocorrido mais de 20 outras tentativas que não deram certo. Foi pensando em uma forma de prevenir esse problema que nasceu a campanha do “Setembro Amarelo”, que tem o objetivo de quebrar o tabu e ajudar na prevenção do suicídio.  Além de conscientizar e alertar a população a respeito da realidade no Brasil e no mundo.

Para a Secretária Municipal de Saúde Silvanete Andrade, a melhor forma de se evitar um suicídio é conversando a respeito do problema. “O acolhimento poderá ser feito em qualquer unidade de saúde do município com a equipe de Saúde Mental. Não tenha medo, procure ajuda!”, alertou a Secretária.