O Prefeito de Ipubi Chico Siqueira (PSB) recebeu nessa tarde (13) a equipe da Junta Comercial do Estado (JUCEPE), o secretário Geral André Ayres Bezerra de Costa, o coordenador Técnico Heitor Moura, articulado pela gestora do SEBRAE Sertão do Araripe Lucélia Barros, para que o município possa implantar a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (REDESIM).
Com o encontro, o executivo disponibilizou uma equipe de servidores municipais dos setores de Tributos, Contabilidade, Setor de Convênios e Secretaria de Administração para a implantação, onde receberam o treinamento pela equipe da JUCEPE para operacionalizar o sistema no âmbito da Prefeitura.
Este sistema é disponibilizado gratuitamente pela JUCEPE, por meio da abertura, alteração e baixa, bem como o licenciamento de empresas onde passarão a ser realizados de forma integrada entre os órgãos municipais, estaduais e federais.
Com isso representará um importante passo para a melhoria do ambiente de negócios, uma vez que permite simplificar e desburocratizar diversos processos envolvidos no licenciamento empresarial. A adesão ao sistema não tem custos para o município, por se tratar de uma contratação realizada pela JUCEPE que, com a atual expansão, passará a abranger 60 municípios pernambucanos até o final de 2017, entre eles estão Ipubi, Trindade, Ouricuri e Paramirim no sertão de Pernambuco. Alguns outros municípios da região já dispõe do sistema.
Uma das principais vantagens da REDESIM é que nenhuma empresa será constituída sem que o município tome conhecimento. Entre outros benefícios para o município estão: a constituição de uma base de dados centralizada e compartilhada; o incremento dos impostos municipais, através do aumento de formalização de empresas; a redução do custo operacional das partes envolvida; e o maior desenvolvimento do município.
No término foi feita a assinatura do Termo de Adesão disponibilizado pela JUCEPE com o prefeito Chico Siqueira para que desse prosseguimento aos procedimentos necessários para a instalação e funcionamento do sistema da REDESIM.
Da Assessoria de Comunicação
Fotos: Alisson Édypo | Bem Criativa