Terça-Feira, 23 de Abril de 2024

08 de Novembro

Combate à Seca: Prefeitura de Ipubi perfura 30 poços artesianos nas comunidades rurais

Para combater a estiagem prolongada no município, o Prefeito de Ipubi Chico Siqueira determinou a perfuração de 30 poços artesianos em diversas comunidades rurais. A ação está sendo desenvolvida através de uma parceria envolvendo a Prefeitura Municipal e as famílias agricultoras.

Na quarta-feira (8) a agricultora serra-branquense Dona Lurdes comemorou ao lado da família o resultado que, para ela, era um grande sonho. “A coisa mais importante da minha vida. Se não fosse o Prefeito Chico Siqueira eu não estaria com esta obra aqui!”, revelou ela, emocionada. Por sorte, o poço da agricultora atingiu o nível de água com, apenas 18 metros.

Cada família beneficiada foi selecionada através de um pré-cadastro junto a Secretaria Municipal de Agricultura, responsável por atestar a necessidade. A Prefeitura de Ipubi estará custeando as diárias dos operadores e o combustível das máquinas, enquanto as famílias são responsáveis por custear o material como tubos de captação e a instalação da bomba. O maquinário pertencente ao Consórcio Intermunicipal do Sertão do Araripe Pernambucano – CISAPE, responsável por atender os 13 municípios consorciados, só deixará o município após a conclusão dos trabalhos.

Segundo avaliação de Nucival Oliveiral, Secretário Municipal de Agricultura, dos 24 poços já perfurados, 14 deram uma vasão boa de água. “Isso corresponde a um acerto de mais de 50%, o que para nós, é bem acima do esperado. Sabemos da escassez de água, sobretudo no subsolo. Por isso estamos bastante satisfeitos com os resultados alcançados”, revelou ele.