Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

28 de Maio

Falta de abastecimento faz Prefeito de Ipubi decretar Estado de Emergência

Devido à falta de abastecimento causada pela Greve dos Caminhoneiros, o Prefeito de Ipubi decidiu nesta segunda-feira (28) decretar Estado de Emergência no âmbito municipal por tempo indeterminado. A medida prevê a suspensão de aulas nas escolas municipais, de atendimento nas unidades de saúde e de instituições que demandem utilização de combustível e prioriza serviços indispensáveis como: urgência e emergência hospitalar, hemodiálise, transporte de pacientes com ambulância e coleta de lixo.

Em depoimento, Chico se mostrou otimista com a decisão e fez um apelo à população. “Queria pedir a compreensão de todos os moradores de Ipubi. Enquanto Prefeito me solidarizo com todos vocês e espero entendam nossa decisão. Esperamos a situação se normalize o quanto antes para que que seja reestabelecido o abastecimento de todo o município”, contou o Prefeito.

O decreto 037/2018 está disponível na íntegra no Portal da Prefeitura de Ipubi www.ipubi.pe.gov.br e pode ser acessado através do link direto  http://www.ipubi.pe.gov.br/media/normas/decreto_0372018.pdf.

Serviços Afetados

Agricultura: A secretaria suspenderá a participação de membros do governo municipal em reuniões com as associações e sindicados da zona rural, bem como as operações de limpeza de barreiros, poços, aração de terra, abastecimento de água e outros. Em caso de dúvidas ou esclarecimentos, deve-se buscar a sede da Secretaria ou o Secretário Municipal de Agricultura Nucival Oliveira.

Assistência Social: Estão suspensas as atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Grupo de Idosos, Atendimento da Frequência Escolar do Bolsa Família em Serrolândia, e a distribuição de leite do ‘Programa Leite de Todos’ em Ipubi e Serra Branca. Em caso de dúvidas ou esclarecimentos, deve-se buscar a sede da Secretaria ou a Secretária Municipal de Assistência Social Edjane Figueiredo.

Educação: Além da dificuldade quanto ao transporte escolar, a Secretaria já enfrenta problemas quanto ao abastecimento de água e entrega dos gêneros alimentícios para a merenda. O que resulta na suspensão indeterminada atividades nas escolas e creches municipais. O calendário escolar será cumprido, ficando decidido que os dias serão posteriormente compensados. Em caso de dúvidas ou esclarecimentos, deve-se buscar a sede da Secretaria ou o Secretário Municipal de Educação César Lima.

Obras e Urbanismo e Transporte: As serão paralisadas por falta de insumos, incluindo a construção de cisternas. Também está suspenso temporariamente as operações de Recuperação de Estradas Rurais. A prioridade será os serviços de coleta de lixo e de manutenção de poços artesianos. Em caso de dúvidas ou esclarecimentos, deve-se buscar a sede da Secretaria ou o Secretário Municipal de Obras e Urbanismo Helém Marcos.

Saúde: Estão paralisados os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde da Zona Rural, devido à necessidade de transporte das equipes de saúde, no CAPS Dom Helder Câmara, devido à falta de insumos e gêneros alimentícios e suspenso o serviço de Tratamento Fora de Domicílio – TFD Recife, devido o bloqueio nas rodovias. As Unidades Básicas de Saúde da zona urbana do município e dos distritos funcionarão normalmente.  A prioridade máxima é o atendimento de urgência e emergência, transporte de pacientes com ambulância, hemodiálise. Em caso de dúvidas ou esclarecimentos, deve-se buscar a sede da Secretaria ou a Secretária Municipal de Saúde Silvanete Andrade.