Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

18 de Junho

Erradicação do Trabalho infantil é tema de campanha da Secretaria de Assistência Social

A Secretaria Municipal de Assistência Social promoveu na semana passada em Serrolândia, o projeto ‘Chega de Trabalho Infantil’, uma ação conjunta que envolveu o PETI Estratégico, CRAS, CREAS, NASF e o Conselho Tutelar. A campanha levou informações para a feira livre e para as escolas municipais e estaduais do distrito.

Segundo a Secretária de Assistência Social Edjane Figueiredo, “Trabalho infantil é toda forma de trabalho realizado por crianças e adolescentes abaixo da idade mínima permitida, de acordo com a legislação de cada país. No Brasil, o trabalho é proibido para quem ainda não completou 16 anos, como regra geral. Quando realizado na condição de aprendiz, é permitido a partir dos 14 anos. Se for trabalho noturno, perigoso, insalubre ou atividades da lista TIP (piores formas de trabalho infantil), a proibição se estende aos 18 anos incompletos”, explicou a Secretária.

Palestras foram realizadas na quarta, quinta e sexta, nas escolas públicas e visitas foram realizadas em empresas e no comércio local, a fim de alertar sobre o assunto. Para o Prefeito Chico Siqueira, “Trabalho infantil é um tema que sempre provoca muita discussão, mas, no final, a verdade é uma só: criança não foi feita para trabalhar. Pior ainda, além de se privar da alegria de uma infância normal, na maioria das vezes o jovem que trabalha é levado a abandonar a escola – ou seja, pode prejudicar seu desenvolvimento intelectual e perder oportunidades na vida adulta”, pontuou Chico.

Fotos: Reprodução | Facebook