Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

11 de Setembro

Município de Ipubi vive Setembro Amarelo: Diga sim à vida e não ao suicídio

A Prefeitura de Ipubi, por meio da Secretaria de Saúde e Assistência Social, realizaram o Dia “D”, (10), dia Mundial em  combate ao suicídio. Diante dos números apresentados recentemente, existe uma preocupação da gestão municipal e um trabalho vem sendo feito.

A coordenadora do CAPS e assistente social Giselda, informou quais os trabalhos estão sendo realizados durante o mês de Setembro Amarelo. “Na primeira oportunidade fomos às ruas para levar informações e orientações sobre o tema. Trabalhamos conscientizando a população sobre a saúde menta, depressão e outras síndromes que acometem principalmente nossos jovens”, disse.

O encontro contou com palestras com o psiquiatra Dr Carlito Onofre e com a psicóloga Janaína Bezerra que também é coordenadora de saúde mental do município. Segundo ela, existe um público expressivo no CAPS que busca constantemente ajuda e, frisou que estas campanhas são importantes para despertar a sociedade para um tempo de mais atenção para com todos que sofrem dessa doença.

No evento, foram expostos ainda muitos artigos de artesanatos produzidos pelos pacientes, ao exemplo de peso de porta, portas toalhas, tapetes, panos de prato, mudas de plantas, entre outros, mostrando que esses usuários também podem e devem ser inseridos na sociedade empreendedora e que são capazes de fazer muito mais do que imaginam.

O CAPS conta com uma equipe valiosa durante todo o ano, como médico, psicólogo, educador físico, técnico agricultor, técnico de enfermagem, artesã e pedagoga. Qualquer cidadão (ã) que precise dessa assistência devem procurar a unidade. Diga sim a vida e não ao suicídio!

Da Assessoria de Imprensa