Quinta-Feira, 28 de Março de 2024

13 de Dezembro

Projeto ensina ‘Língua de Sinais’ aos estudantes da rede municipal de Ipubi

O projeto inovador ‘Libras Para Todos’, nascido na Escola Municipal Francisco Carneiro de Andrade, no distrito de Serra Branca, está ensinando os estudantes da rede municipal de ensino a se comunicarem através da Língua Brasileira de Sinais. O projeto visa à inclusão dos alunos surdos e se dá pela necessidade de comunicação destes estudantes com o restante da turma.

A iniciativa nasceu no início deste ano na Escola Municipal Francisco Carneiro de Andrade, em Serra Branca, e hoje está presente também nas Escolas José de Siqueira Alves e Sheilla Kelly Barros, na sede do município, e na Escola Ediuto Modesto Diniz, no distrito de Serrolândia. Monitores traduzem às aulas simultaneamente dentro da sala de aula para facilitar o entendimento dos estudantes com deficiência auditiva, como também ensinam o restante da turma a se comunicarem através de Libras.

Durante entrevista, o Secretário Municipal de Educação César Lima falou sobre a grande novidade. “Instituímos um novo modelo de educação inclusiva que contempla os estudantes portadores de deficiência auditiva com intérpretes de línguas de sinais. As aulas são traduzidas simultaneamente, facilitando a compreensão do conteúdo repassado pelos professores e a comunicação direta com os colegas de sala”, contou César. Segundo o Secretário, a gestão municipal acredita na educação inclusiva como forma de transformar a realidade dos estudantes. “Por isso, não medimos esforços para atender às diversas demandas nos quatro cantos do município”, contou ele.

Nas redes sociais, o Prefeito de Ipubi Chico Siqueira falou sobre o projeto. “Este é mais um importante avanço para a educação ipubiense! A comunicação é um direito de todos. Por isso, estamos garantindo o ensino da Língua de Sinais em toda a rede municipal de ensino. Nossa proposta para 2019 é que mais escolas possam receber esta importante iniciativa e que a inclusão esteja presente na vida de todos os estudantes ipubienses”.

Por Álisson Édypo Alencar
Fotos: Agência Bem Criativa