A Secretaria de Saúde de Ipubi realizou durante todo o sábado (4), a campanha “Movimento Vacina Brasil”, contra a gripe. Todos os postos do município, distritos e zona rural atenderam durante o dia.
A irmã da pequena Cecília de um ano aproveitou para fazer atualização da sua caderneta com a vacina contra gripe e ainda vacina contra meningite, uma oferta da Secretaria. “Ela chorou, mas com o carinho dos profissionais, ela parou rapidinho,”disse.
A enfermeira da UBS da Vila Poço Verde Poliana Abrantes, falou da importância dessa vacina. “A vacina é uma das formas mais eficazes para evitar casos graves e mortes provocadas pela gripe, é importante que todos que estiverem enquadrados ao programa venham tomar a dose da vacina contra gripe”, pontuou.
O município está disponibilizando ainda a atualização da Caderneta de Vacina e aplicando as demais vacinas que estiverem faltando. A campanha irá até dia 30 de maio, e as pessoas enquadradas que ainda não procuraram sua unidade de atendimento, busquem o quanto antes para prevenir contra a doença H1N1.
Quem deve tomar a vacina:
Crianças (6 meses a menores de 6 anos), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhador da saúde, professores, povos indígenas, idosos com 60 anos ou mais de idade, população privada de liberdade e funcionários, portadores doenças crônicas e condições especiais.
A campanha de vacinação de 2019 protege contra o vírus H1N1, H3N2 e vírus do tipo B. Crianças vacinadas pela primeira vez vão receber duas doses, com intervalo mínimo de 30 dias entre elas.
Por Ana Abrantes
Assessoria de Comunicação
Fotos: Reprodução