Quinta-Feira, 28 de Março de 2024

20 de Fevereiro

Ipubi é contemplado com Ambulância do SAMU; Novo veículo chegará nesta quinta (20)

O município de Ipubi, no Sertão do Araripe, foi contemplado pela Secretaria Estadual de Saúde e receberá nesta quinta-feira (20) 01 Ambulância 0km do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU. O serviço atuará nos atendimentos de urgência/emergência em todo município.

A aquisição das ambulâncias atende a solicitação feita pela Secretária de Saúde Silvanete. Em depoimento, Silvanete explicou: “Essa nova estrutura representa mais segurança e prestação de serviço de saúde de qualidade à população. Esperamos que nosso povo não precise, mas se precisar, agora poderão contar com o que há de melhor”, disse ela.

As ambulâncias de suporte básico são tripuladas por um motorista-socorrista e técnico de enfermagem, que atendem casos de menor complexidade. O veículo possui equipamentos básicos de suporte à vida. Já em ocorrências de maior gravidade, que envolvem a ambulância de suporte avançado, há presença de um médico, um enfermeiro e do motorista-socorrista.

O acionamento do SAMU se dá pela ligação gratuita à Central de Regulação de Urgências. A partir daí as equipes formadas por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas são destacados para prestar o atendimento, precocemente, de vítimas com algum agravo à saúde, fazendo o encaminhamento à unidade de saúde que possui o perfil para atender aquele caso. “Com agilidade, evita-se sofrimento, sequelas e até mesmo a morte do usuário”, explicou o Prefeito Chico Siqueira.

Chico demonstrou estar bastante feliz com a novidade. “Ganha o serviço e ganha a população. Com uma unidade nova, os profissionais terão mais agilidade na prestação de serviços que possam minimizar os riscos de vida da população. Tenho certeza de que este será um marco para a Saúde do nosso município”, garantiu ele. O novo veículo será entregue no Aniversário da Cidade, no próximo dia 02 de Março, onde o Prefeito anunciará mais outras novidades para o município.