Terça-Feira, 23 de Abril de 2024

16 de Julho

Mais da metade dos pacientes positivos para Covid-19 de Ipubi estão curados, afirma Secretaria de Saúde

Segundo os dados do último Boletim Epidemiológico divulgado nesta quarta (15) pela Secretaria Municipal de Saúde de Ipubi, 83 dos 161 casos positivos para Covid-19 registrados no município já estão curados. A secretaria segue reforçando a importância do uso de máscaras e do isolamento social no combate à pandemia.

De acordo com a Secretária de Saúde Silvanete Andrade, “A recuperação se dá após o cumprimento de 14 dias de isolamento mais 03 dias sem apresentar os sintomas, e quando necessário, mais dias caso os sintomas persistam após este prazo”, explicou.

Dona Antônia de 72 anos, moradora do bairro Jardim Miranda, travou essa difícil batalha e foi mais uma vencedora. Após ter sido transferida para o Hospital Regional Fernando Bezerra, em Ouricuri e retornado ao Hospital Municipal Marcelino da Silva Mudo, onde concluiu o tratamento, voltou nesta quarta (15) para sua família.

O município segue realizando a testagem dos casos suspeitos seguindo criteriosamente as regras estabelecidas pelo Ministério da Saúde. Veja como funciona o protocolo de testagem para Covid-19:

Teste RT-PCR

Coleta de SWAB naso faringe de 03 a 07 dias do início dos sintomas;

Teste Rápido

O exame é feito com uso de amostras de sangue, soro ou plasma. O paciente realiza no 7º dia do início dos sintomas, preferencialmente no 10º dia.