A Secretaria Municipal de Assistência Social em conjunto com todos os órgãos municipal de proteção à criança e ao adolescente promoveu nesta manhã de terça (13) uma caminhada em apoio à campanha ‘Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil. Estudantes lotaram as ruas para protestar contra a prática. Movimento contou com a presença do Prefeito Chico Siqueira e da Primeira Dama Edjane.
O principal objetivo da data é alertar a comunidade em geral e os diferentes núcleos do governo sobre a realidade do trabalho infantil, uma prática que se mantém corriqueira em diversas regiões do Brasil e do mundo. Esta data foi criada por iniciativa da Organização Internacional do Trabalho, uma agência vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU), em 2002. “Centenas de milhões de crianças estão nesse exato momento trabalhando, e não estão usufruindo de seus direitos à educação, saúde e lazer. No Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil se relembra que esses direitos estão sendo negligenciados em muitos países” – contou Chico.
No Brasil, por exemplo, diversas campanhas e programas que visam erradicar o trabalho infantil são divulgados nesta data. O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que integra importantes programas sociais como PETI e ProJovem, são responsáveis por garantir o acesso à educação e lazer às crianças e jovens ipubienses. “A principal arma contra o trabalho infantil é a intensa sensibilização civil contra a exploração das crianças e adolescentes, que constitui uma grave violação aos direitos humanos fundamentais” – alertou a Primeira Dama Edjane Figueiredo.
Fonte: Assessoria de Comunicação | Assistência Social