Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

13 de Julho

Prefeito entra com representação no MP para reabertura do Banco do Brasil

O prefeito de Ipubi (PE), no Sertão do Araripe, Chico Siqueira (PSB), está lutando pela reabertura completa da agência do Banco do Brasil, que foi explodida por bandidos no último dia 29 de março. Devido o grande prejuízo causado ao município sem a reabertura do banco com todas as transações possíveis, o executivo emitiu uma representação ao Ministério Público (MP) para que seja adotada as medidas legais para que o Banco do Brasil seja reaberto imediatamente, oferecendo todos os serviços bancários, em especial o atendimento presencial e saques/depósitos.

Chico Siqueira se reuniu com o promotor de justiça da cidade e com sua uma equipe conseguiu colher mais de 200 assinaturas da maioria dos empresários, comerciantes e sociedade, em abaixo assinado, anexado ao documento ao MP, com interesse de que seja reaberto com urgência o banco.

“Não podemos permitir que nossa cidade continue com esse prejuízo. Para ter uma idéia segundo o IBGE, nós temos na nossa cidade um número de 247 empresas instaladas desde 2015 com 2.537 pessoas ocupadas com salário médio de 1,6 salários mínimos e não podemos ficar apenas com uma agência na cidade, nossa economia depende desse retorno”, frisou o gestor municipal.

De acordo com o documento, o montante pago aos servidores públicos municipais via Banco do Brasil chega a R$ 1.790.547,43. O INSS também informou que é de 3.239 o total de beneficiários que possuem renda mensal maior ou igual ao salário mínimo (R$ 937,00) e que possuem como órgão pagador o Banco do Brasil o que resulta no valor mensal aproximado a mais de R$ 3 milhões.

Apenas serviços burocráticos, ao exemplo de cartões de banco, retirada, solicitações, senhas, abertura de contas, dúvidas, estão sendo feitos na agência do BB, menos qualquer ação que envolva dinheiro devido o cofre ainda não está pronto para o recolhimento.

A instituição financeira exerce papel de fundamental importância na economia do município. Milhares de pessoas não podem ficar prejudicadas diante dessa atitude criminosa sem precedentes. O prefeito disse confiar nas autoridades competentes para salvaguardar o direito à segurança e à integridade do povo ipubiense.