Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

29 de Janeiro

Prefeitura e SEBRAE trazem para Ipubi a jornada ‘Jovens Empreendedores Primeiros Passos’

Uma parceria do SEBRAE com a Prefeitura de Ipubi trouxe para o município o curso 'Jovens Empreendedores Primeiros Passos. A oportunidade prepara os profissionais para que às criança aprendam de forma lúdica e desenvolvam habilidades e comportamentos empreendedores.

A educação empreendedora proposta pelo Sebrae para o Ensino Fundamental incentiva os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade. A ideia é a de que a educação deve atuar como transformadora desse sujeito e incentivá-lo à quebra de paradigmas e ao desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores.

O curso a Educação Básica é o Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP, destinado a fomentar a educação e a cultura empreendedora. O curso procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gestão da própria vida.

Essa visão vai ao encontro dos quatro pilares da educação propostos pela Unesco: Aprender a conhecer, isto é, adquirir os instrumentos; Aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente; Aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas; Aprender a ser, via essencial que integra as três precedentes.

De acordo com o Secretário de Educação César Lima, “[...] o curso aliado a um ambiente propício à aprendizagem, favorece o envolvimento dos jovens estudantes no próprio ato de fazer, pensar e aprender. Essas são características fundamentais dos comportamentos empreendedores, nos quais o estudante e o grupo em que está inserido reconhecem que suas contribuições são importantes e valorizadas”, disse ele.

Com a proposta pedagógica do JEPP para cada ano do ensino fundamental, por meio de atividades lúdicas, o ambiente da aprendizagem sensibiliza os estudantes a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras.

Como funciona

O ‘Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP’ é composto por nove cursos: 1º ano do Ensino Fundamental: O mundo das ervas aromáticas. Duração: 26 horas de aplicação com os estudantes; 2º ano do Ensino Fundamental: Temperos naturais. Duração: 24 horas de aplicação com os estudantes; 3º ano do Ensino Fundamental: Oficina de brinquedos ecológicos. Duração: 26 horas de aplicação com os estudantes; 4º ano do Ensino Fundamental: Locadora de produtos. Duração: 22 horas de aplicação com os estudantes; 5º ano do Ensino Fundamental: Sabores de cores. Duração: 22 horas de aplicação com os estudantes; 6º ano do Ensino Fundamental: Ecopapelaria. Duração: 30 horas de aplicação com os estudantes; 7º ano do Ensino Fundamental: Artesanato sustentável. Duração: 30 horas de aplicação com os estudantes. 8º ano do Ensino Fundamental: Empreendedorismo social. Duração: 30 horas de aplicação com os estudantes. 9º ano do Ensino Fundamental: Novas ideias, grandes negócios. Duração: 25 horas de aplicação com os estudantes.