Sexta-Feira, 29 de Março de 2024

02 de Maio

Garantia Safra é liberado e agricultores ipubienses recebem benefício

Mais de 62 mil agricultores de 60 municípios do estado do Ceará, Minas Gerais e Pernambuco estão autorizados a receber o pagamento do Garantia-Safra, dentre eles, os agricultores de Ipubi, no Sertão Pernambucano. O seguro será destinado para aqueles que aderiram ao programa e que tiveram perdas de, no mínimo, 50% da produção no ano anterior, devido à estiagem.

O pagamento do benefício, no valor de R$ 850 (dividido em cinco parcelas de R$170), é feito pelo Governo Federal, após os procedimentos de verificação de perdas, de responsabilidade da Sead. O Garantia-Safra é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) direcionada para aqueles agricultores que vivem na região Nordeste, do norte do estado de Minas Gerais, Vale do Mucuri, Vale do Jequitinhonha e norte do estado do Espírito Santo – área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

A coordenadora geral do Garantia-Safra na Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), Dione Freitas, explica a relevância do programa: “O Garantia-Safra foi desenhado para os agricultores familiares que vivem no Nordeste e no Semiárido Brasileiro e que têm sua renda afetada pela perda sistemática de produção em função da seca”.  Segundo ela, o recurso contribui para mitigar o efeito da seca na renda dos agricultores familiares daquela região.

Sabendo das dificuldades enfrentadas pelo agricultor ipubiense neste período de estiagem prolongada, o Prefeito de Ipubi Chico Siqueira comemorou a liberação. "Fomos um dos primeiros municípios do Sertão Pernambucano a garantir o pagamento da contrapartida município porque sabemos da necessidade de nosso povo" - disse o Prefeito.