Sexta-Feira, 29 de Março de 2024

19 de Novembro

Secretaria de Obras dá início à Restauração de Casarões Antigos de Serra Branca

A Prefeitura de Ipubi por meio da Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo deu início esta semana ao processo de restauração do patrimônio arquitetônico de Serra Branca, distrito centenário de Ipubi. As faixadas dos casarões e prédios antigos receberão reparos e pintura que remetem ao período Imperial.

O anúncio das obras foi feito pelo Prefeito Chico Siqueira através das redes sociais. Em uma publicação desta terça-feira (19), o Chefe do Executivo Municipal explicou: “A novidade visa manter viva a identidade para que as gerações futuras também possam conhecer e admirar as belezas deste maravilhoso lugar”, escreveu.

Estão sendo utilizadas cores vivas de uso colonial que retratam a era Imperial como o ocre e o vermelho, dando vida à arquitetura vernacular, com elementos celetistas que recontam as história, tradições e costumes do povo serrabranquense. “Passear pelas ruas de Serra Branca será um verdadeiro mergulho na história do nosso Brasil!”, comemorou o Arquiteto e Secretário de Obras e Urbanismo Helém Marcos.

Segundo o Secretário responsável pela execução da obra, “Na nova praça de São Francisco, por exemplo, ao invés de árvores exóticas, estão sendo utilizadas mudas nativas brasileiras, como Oiti e Sibipiruna. Típicas da nossa vegetação”, explicou Helém. A proposta é que Serra Branca torne-se o mais novo ponto turístico do Sertão do Araripe.

Fotos: Reprodução/Facebook