Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

23 de Janeiro

Secretaria de Saúde de Ipubi adere à campanha Janeiro Roxo de prevenção à Hanseníase

A Prefeitura de Ipubi através da Secretaria Municipal de Saúde aderiu à campanha Janeiro Roxo, mês de combate à Hanseníase, doença de pele transmitida por gotículas que saem do nariz ou pela saliva. Durante todo o mês, equipes de saúde estão promovendo ações de prevenção  e combate nas Unidades de Saúde do município.

A doença afeta primordialmente a pele, mas pode afetar também os olhos, os nervos periféricos e, eventualmente, outros órgãos. Ao penetrar no organismo, a bactéria inicia uma luta com o sistema imunológico e fica escondida ou adormecida no organismo de dois a sete anos.

A hanseníase pode provocar graves incapacidades físicas se o diagnóstico demorar ou se o tratamento for inadequado. Os primeiros sinais da hanseníase são manchas claras, róseas ou avermelhadas no corpo, que ficam dormentes e sem sensibilidade ao calor, frio ou toque. Podem aparecer placas, caroços e/ou inchaços. Quando afeta os nervos, pode causar formigamento, sensação de choque, dormência e queimaduras nas mãos e pés por falta de sensibilidade, além de falta de força e problemas nos olhos.

Segundo a Secretária Municipal de Saúde Silvanete Andrade, “ A atenção básica, médico e a enfermeira são importante papel no diagnóstico da Hanseníase que necessita de avaliação clínica, com aplicação de testes de sensibilidade, palpação de nervos, avaliação da força motora, e conforme avaliação do profissional, uma biópsia”, explicou a Secretária.

O ‘Dia D’ acontecerá na sexta (31) com ações de prevenção em todas as Unidades Básicas de Saúde do município. Todas as equipes de saúde estarão reunidas com a população das UBS’s, oferecendo palestras e Teste de Sensibilidade com o Terapeuta do NASF e a Médica da unidade, para a detecção da doença e posterior tratamento.

As equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF Ipubi e NASF Serrolândia estão coordenando as atividades em todo o município.

Confira a programação:

22/01 UBS Pajeú