Sexta-Feira, 29 de Março de 2024

08 de Maio

Ipubi é o município com mais sucesso na recuperação de pacientes de COVID-19 do Serão do Araripe

O isolamento social aliado às medidas preventivas adotadas pela Prefeitura de Ipubi desde o início da pandemia de Coronavírus, fez com que o município passasse a ser referência no combate e na prevenção de COVID-19 no Sertão do Araripe. Medidas emergenciais adotadas pela Prefeitura aliadas ao novo comportamento da população barraram a transmissão comunitária do vírus no município.

Até o fechamento desta matéria, oito dos nove casos positivos para COVID-19 registrados no município já foram recuperados, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.  Como todos os casos até aqui confirmados foram rastreados, ou seja, quando se é possível identificar a origem, Ipubi segue sem registro de transmissão comunitária.

A aceleração na identificação dos novos casos só foi possível graças à aquisição de 300 testes rápidos pela Prefeitura de Ipubi, para testagem dos pacientes que apresentem sintomas e que necessitem ser hospitalizados. O resultado sai em 10 a 20 minutos, diferentemente do Exame realizado pelo Laboratório Estadual de Saúde - LACEM, que o resultado pode chegar em até 12 dias.

Além disso, a Prefeitura tem mantido a população devidamente informada sobre os cuidados necessários e tem promovido ações preventivas como: Distribuição de 15 mil Máscaras para os grupos de risco; Intensificou a Operação de Pulverização e Desinfecção das ruas e espaços públicos da sede e dos distritos; Suspendeu a realização da Feira Livre e disponibilizou Ajuda de Custo para os feirantes no valor de R$200,00 e a Contratação do Médico Infectologista Dr. Pablo Pita para auxiliar os profissionais de saúde e atender os casos suspeitos no Hospital Marcelino Mudo.

Em se tratando de estrutura, a saúde pública municipal dispõe de nada menos do que 02 Ambulâncias UTI Móvel, 09 Leitos de Isolamento, sendo 06 em Ipubi, 02 em Serrolândia e 01 em Serra Branca, e 02 Respiradores, equipamento essencial que pode salvar a vida dos pacientes mais graves.