Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

10 de Setembro

Secretaria Municipal de Educação retoma aulas presenciais da rede municipal na próxima quarta (15)

A Secretaria Municipal de Educação anunciou nesta sexta-feira (10) que as aulas presenciais da rede municipal de ensino serão retomadas na próxima quarta-feira (15). Aulas acontecerão de forma híbrida, com sistema de rodízio de metade das turmas, seguindo os protocolos de prevenção ao covid-19.

A retomada as aulas só foi possível graças a diminuição drástica no número de novos casos e a vacinação em massa, o que permitiu que as medidas de prevenção fossem flexibilizadas em todo o Estado de Pernambuco. Nas redes sociais, o Prefeito de Ipubi Chico Siqueira comentou sobre a retomada: “Sabemos que os desafios são muitos e, acima de tudo, acreditamos na capacidade de superação e de transformação que nossos educadores e estudantes possuem. Contudo, este novo momento contará com protocolos específicos de prevenção à covid-19. Mais do que nunca, contamos com seu apoio!”, disse o Chefe do Executivo.

CUIDADOS COM A HIGIENE

Lave as mãos sempre! Mãos limpas podem evitar a transmissão de muitas doenças. Siga as instruções e garanta sua higiene.

Leve sempre com você um tubinho de álcool em gel 70%. Use sempre que não consiga lavar as mãos com água e sabão. Lembre-se também de higienizar objetos e superfícies, como a carteira escolar ou o local em que você vai fazer uma refeição.

Use a máscara de proteção! É muito importante usar a máscara corretamente. Verifique a maneira certa de colocar e retirar. Lembre-se de trocá-la a cada duas horas. Leve um saquinho para guardar separadamente as máscaras sujas, se usar as de pano, ou para descartar corretamente as descartáveis.

CUIDADOS NO CONVÍVIO

Nesse retorno ás aulas presenciais, queremos muito matar a saudade dos amigos e da equipe da escola, não é? Mas ainda precisamos manter o distanciamento adequado, para a segurança de todo mundo. Então, por enquanto, vamos segurar nossa vontade de dar aquele abraço apertado nas pessoas que gostamos. Se nos cuidarmos agora, logo poderemos fazer isso de forma segura.

Por enquanto:

1 – Mantenha o distanciamento seguro de seus colegas e da equipe da escola. Fique a pelo menos 1,5 metro de distância, sempre usando a máscara.

2 – Não compartilhe objetos pessoais, como garrafas de água, canudos, talheres e maquiagem, nem materiais escolares.

3 – Não compartilhe o celular e, sempre que possível, limpe seu aparelho.

4 – evite aglomerações. Nos intervalos, busque manter o distanciamento.

5 – se for tossir ou espirrar, cubra o nariz e a boca com o lenço ou com o braço. Nunca cubra diretamente com as mãos.

VANTAGENS DA AULA PRESNCIAL

Foram muitos meses longe das escolas e do convívio com amigos e professores. Foi e ainda está sendo um grande desafio para todo o mundo. Mas voltar à escola, tomando todos os cuidados, tem muitas vantagens:

1 – Crianças e adolescentes aprendem mais rápido com seus colegas. A interação é um fator importante na aprendizagem e as atividades presenciais favorecem isso.

2 – Muitos adolescentes não têm acesso à internet ou equipamentos eletrônicos, como smartphone, tablet ou computador. Isso deixou muita gente sem poder participar das atividades escolares durante o isolamento social.

3 – o convívio com os amigos é muito importante par nosso desenvolvimento e saúde mental.

CUIDADOS NO CONVÍVIO EM CASA

• Higienizar as mãos com água e sabão ou álcool em gel, antes de tocar nas pessoas, objetos ou animais;
  • Tirar os sapatos/sandálias/chinelos ou tênis e coloca-los num lugar separado para eles;
  • Tirar suas roupas e as colocar numa sacola plástica e depois no cesto para a lavagem;
  • Dirigir-se diretamente ao banho;
  • Higienizar os objetos usados na escola;
  • Abrir as janelas e portas para arejar o ambiente de casa.

IMPORTANTE! Caso seu filho (a) apresente algum sintoma gripal, orienta-se que o mesmo permaneça em casa até que se reestabeleça a saúde.

Fotos: Reprodução