Segunda-Feira, 11 de Dezembro de 2023

Máx: 27º

Min:16º

Nos acompanhe nas
mídias sociais

Mídia / Notícias

SECRETARIA DE ADMINISTRAO

24 de Outubro

Estado de Emergência: Prefeito Chico Siqueira anuncia pacote de ações para combater seca no município

Após o Governo Federal reconhecer o Estado de Emergência dos municípios de Ipubi, Trindade e Granito aqui no Sertão do Araripe, devido à seca, o Prefeito Chico Siqueira e o Secretário de Agricultura Nucival Oliveira participaram de uma entrevista na Rádio Liberal FM onde anunciaram um pacote de ações para combater os efeitos da seca no município. Medidas foram viabilizadas através da força política do Senador da República Fernando Dueire.

 

O bate-papo deu início pouco mais do meio dia onde o Prefeito de Ipubi Chico Siqueira e o Secretário Municipal de Agricultura Nucival Oliveira abordaram sobre a decisão do Governo Federal de reconhecer o Estado de Emergência de Ipubi e de mais dois municípios do Sertão do Araripe, o que possibilitará a captação de recursos federais para combater à estiagem prolongada. Em seguida, com a participação via telefone do Senador Fernando Dueire, foi anunciado o pacote de medidas emergenciais que inclui:

 

• Lançamento do Programa de Limpeza e Recuperação de Barreiros Comunitários no município, beneficiando mais de 20 comunidades rurais e garantindo o armazenamento de água durante o período de chuvas.

 

• Lançamento do Programa Roça do Povo 2023/2024, voltado à agricultura familiar e que irá beneficiar centenas de famílias agriculturas com 05 tarefas de terras aradas e prontas para o plantio;

 

• Liberação do Garantia-Safra para mais de 3 mil famílias agricultoras que tiveram percas severas nas lavouras devido à estiagem prolongada, com pagamento previsto já para Dezembro. Ao todo serão mais de 3,6 milhões de reais injetados na economia dos agricultores e agricultoras ipubienses;

 

• Viabilização em Brasília do Programa Minha Casa, Minha Vida – Rural, com foco na construção de novas moradias para as famílias em situação de vulnerabilidade social;

 

• Lançamento do Programa de Recuperação de Estradas Rurais 2024, onde serão destinados mais de 1 milhão de reais, para que as principais estradas rurais do município possam ser compactadas com piçarra.

 

Em um post nas redes sociais, Chico comentou sobre as novidades: “Tenham a certeza de que continuaremos sim a trabalhar e a fazer a diferença na vida dos homens e mulheres do campo, porque nossa gestão é parceira de quem arranca da terra o seu sustento. Juntos faremos muito mais!”, escreveu o Chefe do Executivo Municipal.

 

 

Da Assessoria de Comunicação

Fotos: Álisson Édypo | Agência Bem Criativa